Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

"As Flores de Kirkuk", boa estreia de 23

Filme aborda atrocidades cometidas nos anos de 1980 pelo então presidente iraquiano Saddam Hussein contra os curdos do país. Aproximadamente 30 anos depois, o diretor iraniano Fariborz Kamkari, de descendência curda, retorna ao local para contar a história, e tem como pano de fundo um improvável romance de um casal que se encontra no campo de batalha, ou seja no local errado.

Ator e modelo turco Ertem Eser

Estrelanado a belíssima atriz marroquina Morjana Alaoui que interpreta Najla, uma jovem iraquiana que acaba de voltar da Itália, então procura o namorado, Sherko (modelo e ator turco Ertem Eser), médico, que retorna do Iraque. Ela pede ajuda de um motorista para atravessar a região de Kirkuk, ao norte do país, totalmente alheia ao perigo, para encontrar seu namorado Sherko. Para o governos eles são perigosos terroristas.

Najla é uma médica muito independente para os padrões locais e procura manter boas relações com as tropas de Hussein. Durante seu trajeto ela rever alguns parentes, é pressionada a se casar com um oficial do Exército. Isso se choca com sua educada ocidental, ela preza sua liberdade e não aceita tal imposição.


Já Sherko, alistou-se na resistência curda para cuidar dos feridos. Ao ser encontrado por Nadla, a namorada, ele avisa sobre o perigo que correm por estar juntos. O filme é tem momentos bons e outros ond enão passa de umapelícula simpática. Mas passa longe de ser um libelo à causa desta gente perseguida. Todo filmado no Iraque pós-Saddam, o filme tem uma produção iraquiano-ítalo-suíça dando uma embalagem internacional que o despersonaliza bastante a temática.

Nenhum comentário: